quarta-feira, 24 de julho de 2013

Uma cidade da música em forma de navio deverá ser 'lançada' ao rio Sena na na ponta da ilha Seguin em 2016

O projeto foi o vencedor de concorrência internacional para uma nova Cité Musicale para o sudeste de Paris. Esse conjunto arquitetônico abrigará  uma sala com 1.100 lugares e um auditório modular para 6.000 espectadores, além de salas para ensaio e gravação. Um magnífico teto verde e uma estrutura oval lembrando um ninho de pássaros determinam a identidade arquitetônica desta cidade da música de autoria do japonês Shigeru Ban associado ao francês Jean de Gastines.

A vela se move seguindo a elíptica
A parte discussões estéticas que deverá suscitar a ideia dessa imensa nave ancorada em pleno Sena, o projeto demonstra algumas preocupações com a questão ambiental. Além do teto verde abobadado, uma vela envolve parte do edifício - uma estrutura metálica que se vê nas fotos acima - suportando painéis fotovoltaicos e que se move seguindo o sol, maximizando a captação de luz. 

Como envoltória ao edifício foi selecionado um material renovável, treliças de madeira - para a estrutura geométrica reticulada característica de Shigeru Ban - que suporta uma pele arredondada transparente e que configura um microclima preenchido de luz.